22/06/2011

SARAVÁ NOSSO PAI OXALÁ


Prece de encerramento do batizado

Está chegando  o momento muito especial na vida de um UMBANDISTA. Dia da nossa primeira obrigação.  A mais singela porém a mais importante das obrigações  a de PAI OXALÁ. O BATIZADO.
O que é importante pensar nesse momento? A primeira: ter certeza. A segunda: ter fé no que será feito. Terceiro: ter confiança em quem estará lhe dando a obrigação e nos padrinhos.
Para quem tem dúvida: não faça. Espere, sinta de coração que chegou o momento correto.
Nesse dia especial, nos preparamos com o preceito, para nos purificar o máximo e entrar na energia correta para sermos consagrados.  Vamos ao terreiro vestidos de branco e temos ao nosso lado um casal que nos acompanhará e a nossa frente a chefe do nosso terreiro e ali acima de nós nosso PAI OXALÁ BENDITO.
E então ajoelhados e purificados, estamos reconhecendo nossa fé umbandista, a dedicação e fé nos Orixás e nas entidades, aceitamos a SAGRADA UMBANDA como nosso caminho. Diferente do batizado das crianças, que apresenta-se a criança, no batizado de um adulto, vai-se por escolha própria assumindo o compromisso diante do altar. As mãos recebem o símbolo sagrado da UMBANDA e a fronte é cruzada. Recebemos as águas puras de MAMÃE OXUM e MÃE IEMANJÁ , recebemos o sal que nos deu a origem, somos cruzados em nome de PAI OGUM, e pelas ervas da macaia e limpamos o que resta da vida profana.
Por tudo isso temos de ter certeza da amplitude do passo que será dado.
A guia recebida naquele momento tem um significado imenso, que só quem a carrega entende. É o compromisso de levar sempre os principios da UMBANDA de FÉ, AMOR e CARIDADE.
Batizado de uma médium da CPB pela BABÁ DIRCE

 E por fim, o juramento UMBANDISTA. Jurar diante do nosso altar, para nós mesmos que estamos assumindo esse compromisso e deverá ser cumprido.
A UMBANDA é um caminho por vezes árduo, nem sempre apenas alegrias, afinal as dúvidas, os questionamentos fazem parte de todos os seres humanos, mas diz PAI BENEDITO DE ARUANDA:
 “é como aqueles que sobem as montanhas, é díficil mas quando alcançamos nos sentimos mais perto de DEUS...”
Enfim, desde já nós da CASA DE PAI BENEDITO DE ARUANDA, desejamos a todos uma linda obrigação, que seja um momento iluminado.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário