17/03/2011


Sr Tupinambá obrigação de Oxosse 26º Barco
 OKE CABOCLO
SALVE TODOS OS CABOCLOS, SALVE NOSSO GUIA SR TUPINAMBÁ.
É incrível contar com a presença do nosso querido Caboclo Tupinambá. Esse guia maravilhoso, entidade iluminada, que sempre nos ouve quando precisamos desabafar, sempre nos guia quando pedimos um caminho, nos ilumina quanda nos sentimos confusos, nos abraça com todo axé fazendo com que nos sintamos um pouco mais abençoados. Chega ser impressionante a energia que sentimos com sua presença em terra. Algumas coisas nos fizeram falar sobre essa entidade hoje. A primeira: quem esteve na gira hoje, pode contar com a presença de Sr Tupinambá, que fez todos os filhos da nossa casa se ajoelharem e cruzarem o chão. Mas do que respeito pela presença das entidades em terra como sempre é feito, nesse momento pareceu o agradecimento  de cada filho por essa presença iluminada. A gira correu, tudo na mais perfeita ordem. Outro fato importante foi uma frase dita por um filho de fé para a Babá Dirce: "Mãe eu quase chorei quando seu Tupinambá chegou, é muito emocionante...", e outra frase que nos tocou muito foi "Nao quero me gabar, mas a presença do Sr Tupinambá é muito emocionante, ele é meu anjo protetor, o meu guardião..." dito pela Babá. Dois fatos mais que interessantes, foi ver o carinho dos nossos irmãos e acima de tudo, ver  a chefe do terreiro, falar com tanto carinho e emoção de um entidade que a acompanha a tantos anos, foi uma mistura de emoção e admiração como pai e filho, amor e cumplicidade como dois bons e velhos amigos, e muito respeito e confiança como todos nós devemos ter com nossas entidades.
Paramos agora para falarmos do Sr Tupinambá mas amando, confiando e contando sempre com cada caboclo que trabalha conosco, que nos supreende com seus gritos de chegada, batem no peito com muito vigor, anunciando sua vinda, trazendo seus bons fluidos e conhecimentos das matas.
Para quem gosta de histórias, certa vez, em uma obrigação de Oxosse dirigida pela Babá Dirce com o caboclo Tupinambá, foi acesa com de costume uma fogueira, e Sr Tupinambá mandou que colocassem a esteira que ele fica sentado do lado oposto aos que os cambonos haviam arranjado, seguindo os costumes. Os camobonos ainda disseram que ficaria ao contrário, mas foi seguida a orientação. Começada a obrigação começou a chover e a ventar muito, a fogueira não apagou contrariando a chuva, e o vento lambeu toda a parte da frente fogueira, onde estaria a esteira se Sr Tupinambá nào a tivesse mudado. Foi um fato muito interessante contado até hoje por quem erstava lá.
Terminamos hoje, agradecendo a nosso Pai Oxalá, ao nosso Pai Oxosse, e ao Caboclo Tupinambá por tantas bençãos e por cuidar e guiar sempre a todos os filhos da CASA DE PAI BENEDITO DE ARUANDA.
                                                                                                                                                   C.P.B.

Um comentário:

  1. A vibração emanada por Sr. Tupinambá é maravilhosa! Ontem, quando ele chegou e soltou seu brado foi emocionante!
    Quando é gira de Caboclo e Sr. Tupinambá não vem, parece que falta algo, a gira não fica completa.
    E quando ele pegou minha mão e disse "Fia, vamo chamá Ogum..." foi maravilhoso!
    Sua benção, Sr. Tupinambá
    Okê Oxossi
    salve nossa amada Mãe Dirce!

    ResponderExcluir